quarta-feira, 18 de maio de 2011

O Camarão Fresco é realmente fresco?

O mercado denomina o camarão conservado no gelo de “camarão fresco”, mesmo que já tenha se passado alguns dias desde a sua pesca.

Em cidades não litorâneas, os camarões são deste tipo. Após a pesca, o camarão é colocado no gelo para viagem e, de cidade em cidade o camarão, tido como "fresco", vai absorvendo a água, podendo ter aumento de 30% ou mais no seu peso.

No gelo ele deveria ser conservado por no máximo 5 dias, sendo que muitos ambulantes sem escrúpulos passam desse período. A comercialização feita desta forma põe em risco a saúde do consumidor, pois são produtos sem fiscalização sanitária, freqüentemente sem documentação fiscal e pescados sem preocupação ambiental, muitas vezes desrespeitando os períodos de reprodução das espécies.

A venda de camarão fresco é também um problema de saúde pública, pois sendo o camarão um alimento que requer cozimento rápido (3 minutos em média), este tempo é insuficiente para eliminar doenças que porventura venham com a água que ele absorve (tifo, disenteria , etc). 

As principais diferenças entre o camarão congelado e o camarão fresco são listadas logo abaixo:

Camarão conservado no gelo (fresco)
- O camarão fresco normalmente possui elevado teor de água. O cliente estará pagando água pelo preço do camarão.
- O camarão fresco dura somente 5 dias, após o qual começa a se deteriorar.
- O camarão fresco, quando cozido, reduz muito o seu tamanho (perde a água que foi incorporada).
- Juntamente com a água perdida no cozimento, vai o sabor.

O camarão congelado
- O camarão congelado não possui água incorporada.
- O camarão congelado, quando mantido a –18º C, dura mais de 1 ano sem perder nenhuma de suas características e qualidade.
- O camarão, quando não tem água incorporada, possui um sabor inigualável e pouco reduz de tamanho, se cozido corretamente.
- Uma vez descongelado, o camarão deve readquirir todas as características do camarão fresco, como se ele tivesse sido pescado há cerca de 3 horas.