quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Semana do Peixe

O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) em parceria com o Ministério da Saúde realiza entre os dias 11 e 24 de setembro a Semana do Peixe. A 8ª edição da Campanha tem como principal objetivo incentivar o brasileiro a consumir pescado regularmente com foco na alimentação saudável.

O consumo regular de pescados traz benefícios à saúde. De modo geral, os peixes são boas fontes de todos os aminoácidos essenciais, que ajudam a formar as proteínas, necessárias para o crescimento e a manutenção do corpo humano. São também fontes importantes de ferro, vitamina B12, cálcio e gorduras essenciais, fundamentais ao bom funcionamento do corpo.

O Brasil tem pescado para todos os gostos. E é produzido por milhares de homens e mulheres que vivem da pesca ou do cultivo. Por isso, o Governo Federal apresenta a Semana do Peixe.


Vários tipos de pescado são fontes de ômega 3, que é encontrado principalmente em peixes como atum, pintado, sardinha, arenque, anchova, tainha, bacalhau e truta. O ômega 3 auxilia na manutenção de níveis saudáveis de triglicerídeos, desde que associado a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis. Tanto os peixes de rio como de mar fazem bem à saúde.

Para ter esses benefícios é preciso consumir de 1 a 2g de ômega 3 por dia
O aumento do consumo de peixe é um ótimo caminho na busca de uma alimentação saudável. Por isso, é importante estimular esse hábito em crianças e adolescentes. O teor de gordura nos peixes é baixo, fazendo deles uma ótima opção de proteína. Para uma alimentação mais saudável, o Ministério da Saúde recomenda o consumo de duas porções de peixes por semana.