segunda-feira, 12 de março de 2012

Anéis de Lula Empanados com Maionese de cebolinha




Ingredientes
750g de anéis de lula
350ml de cerveja (em temperatura ambiente)
2 xícaras de farinha de trigo
2 claras de ovo
1/4 xícara de óleo vegetal
1 colher de café de sal
Óleo para fritar

Para a maionese de cebolinha:
50g de cebolinha
100ml de azeite
10ml de molho inglês
10ml de vinagre branco
1 ovo
1 dente de alho

Modo de preparo
Prepare a massa para empanar: Numa tigela coloque a farinha de trigo e o sal e misture. Em outra menor, misture o óleo com a cerveja. Depois vire a mistura líquida sobre a farinha e misture com um batedor de claras, porém sem bater. Misture apenas o suficiente para os ingredientes se combinarem. Deixe descansar por 1 hora antes de terminar o preparo.

Para a maionese de cebolinha:
Doure a cebolinha e o alho e depois bata no liquidificador junto com o ovo, vinagre, molho inglês. Emulcione acrescentando o azeite devagar até obter uma maionese consistente

Prepare os anéis: Compre as lulas limpas, em formato de tubo ou já cortadas em anéis. Lave-as sob água corrente e fria, se desejar e seque com um papel toalha. Se estiverem inteiras, corte-as com uma faca afiada sobre uma tábua, no sentido transversal para obter as rodelas +/- 1cm de largura. Salgue e reserve-os.

Prepare as claras: Bata as claras em ponto de neve na batedeira ou com um batedor de claras. Na batedeira use a velocidade mais alta e bata por 5 minutos. Batidas à mão ou na batedeira, elas devem ficar bem durinhas, formando picos firmes quando levantadas no ar.

Empane e frite: Numa panela funda ponha uma quantidade de óleo que cubra os anéis de lula e deixe esquentar bem. Enquanto isso misture delicadamente as claras na massa que estava repousando. Mergulhe então os anéis no creme, um a um à medida que fôr fritando.

Dicas: Coloque-os para fritar no óleo bem quente, com cuidado para evitar queimaduras. Não coloque muitos de cada vez. Eles estarão prontos quando estiverem douradinhos. Deixe escorrer em um prato forrado com papéis toalha.
Sirva quente com a maionese de cebolinha.

No Camarão Vermelho, você encontra Lula em anéis em pacotes de 300g e pacotes de Kg.