segunda-feira, 2 de abril de 2012

Robalo Tratado e Cortado


O peixe que fez mais sucesso que Tereza Cristina, Crô e Peireirão juntos, está agora no Camarão Vermelho

Considerado um peixe nobre, o robalo tem corpo longo, prateado, mais escuro no dorso e no alto da cabeça e uma linha negra lateral. Hoje são mais abundantes na região Nordeste, mas havia muitos também no Sudeste, onde a pesca predatória contribuiu para a redução do seu número.

A carne clara, de consistência firme, magra e sem espinhos intramusculares torna o Robalo excelente para vários tipos de preparo. Em moquecas e caldeiradas vai bem devido à firmeza, mas também é indicado para forno, grelha e vapor. Os menores podem ser recheados e assados inteiros ou assados sem recheio e servidos com molho de camarão, cogumelos e outros ingredientes. Os maiores, cortados em postas, vão bem cozidos com tomate, cebola e pimentão ou assados em papilote (embrulhados em papel-manteiga, alumínio ou folha de bananeira). Os filés, fritos ou grelhados em pouca manteiga ou azeite e teperados com ervas frescas, são imbatíveis. E o Robalo ainda pode ser consumido cru, sedo um dos peixes mais apreciados para sushi e sashimi.

Saúde: É bom para crianças e idosos, por ter muita proteína, pouca gordura e ser de fácil digestão; quem faz dieta para emagrecer ou reduzir o colesterol, pois é pouco calórico e bem magro. É ruim para quem deve restringir o consumo de proteínas, como no caso de certas doenças renais, por ser rico nesse nutriente.


Comprando no Camarão Vermelho, você não precisará ter trabalho, o peixe já vem tratado e cortado, pronto para ser temperado!